Arq. João Simões Raposo

Arq. João Simões Raposo

Arquiteto João Simões Raposo - Nasceu em Almada em 1955 - Licenciado em Arquitetura em 1980 pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Tirou o Curso sobre Conservação do Património Artístico e Cultural Português da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro da Ordem dos Arquitetos nº 1357.

Faz parte da direção da Imargem - Associação de Artistas Plásticos de Almada desde o ano 2001, sendo sócio da mesma desde 1987.

Considera fundamental a sua ligação às Artes, não só pela sua participação na Imargem, como pelas disciplinas que sempre leccionou no Ensino Secundário. Formou a ATRIS - Atelier de Arquitetura Lda., com o Arq. José Luís Amaro onde desenvolveu a atividades até 2003.

A maior parte dos seus projetos, localizam-se nos concelhos do Seixal, de Sesimbra e de Almada.

Os primeiros projetos iniciaram-se em 1983 como profissional liberal e desde aí tem coordenado a elaboração de vários Loteamentos e alguns Planos de Pormenor, sendo de assinalar o Loteamento da Quinta da Carcereira - Almada que foi a primeira área urbana de génese ilegal a conseguir o primeiro Alvará de Loteamento (1988), o Plano de Pormenor executado para a Associação para o Desenvolvimento do Pinhal Conde da Cunha no Seixal, envolvendo 53 ha. - 1000 Lotes e a acessória à Câmara Municipal de Sesimbra, onde coordena a equipa que elabora o Plano de Urbanização da Lagoa de Albufeira. Para além desta área, desenvolveu projetos de Arquitetura de moradias unifamiliares, edifícios de habitação colectiva, algumas unidades de Equipamento e alguns projetos de Reabilitação.

Em 2004 formou a ARQUIQUAL - Arquitetura e Urbanismo Unipessoal Lda., onde desenvolve a sua atividade.

A Reconversão de algumas áreas urbanas de Génese Ilegal em Almada, são processos que acompanha com um interesse particular e para os quais continua a tentar encontrar soluções mais eficazes e flexíveis na conjuntura económica, política e social atual. Neste âmbito foi convidado pela Ordem dos Arquitetos e C.M.S. para apresentar uma comunicação sobre Reconversões Urbanísticas - Contributo para uma Metodologia e Clarificação do papel dos atores, organizado em 2007, no Cineteatro Municipal João Mota em Sesimbra. Continua a desenvolver projetos diversificados, dando uma atenção especial às novas exigências em termos ambientais, particularmente no que se refere aos sistemas a utilizar, de forma a se obterem os melhores resultados, ao nível da certificação energética dos edifícios.